12/26/2008

O caminho ao Norte

Sabe aquela frase que diz que o mais legal é a trajetória da flecha do que acertar o alvo? Pois resolvi levar ela a sério: paguei 70 reais de taxa de cancelamento de uma passagem de avião já comprada até Manaus pra enfrentar mais riscos, gastar mais dinheiro e demorar mais tempo. E agora, quatro dias e 2931 quilômetros depois, vejo que foi uma das decisões mais certas que eu já tomei.

Isso porque, além de conhecer um pedaço do Brasil que eu nunca nem imaginava como era, estou tendo uma lição de geografia e comportamentos valiosa. Tentando concentrar em dez tópicos o que eu já aprendi:

1) O Brasil é grande.
2) O Uno é o melhor carro que existe.
3) Estradas no Mato Grosso são incrivelmente melhores do que você pensa
4) Já as estradas de Goiás são como você pensa mesmo - aliás, nem sei pra quê eles têm estradas nesse estado. Tenho uma teoria de que toda cidade pequena em Goiás é a mesma na verdade (um dia provarei essa tese, quem viver verá).
5) O melhor lugar para encontrar gaúchos é no Centro-Oeste.
6) Brasília não é desse planeta.
7) Dar carona pra locais é o auge - principalmente pra hippies de Três Marias, locutores de rádio em Rondonópolis ou senhores com diarréia voltando pra Cuiabá.
8) Mas não acredite muito nos locutores. Eles mentem, especialmente sobre condições viárias e assuntos relacionados.
9) No Mato Grosso, dirija um carro flex.
10) E o mais importante: antes de tentar empreender viagens automotivas maiores ou iguais a 5 mil quilômetros, confie nos caminheiros e compre um encosto de banco de bolinhas de madeira. E isso é sério.

No mais, a lista aumentará no final de tudo, não tenho dúvidas. Agora estamos em Vilhena, a primeira cidade que pisamos em solo rondoniense. Daqui a 700 quilômetros fica Porto Velho. E escreverei de lá. Abraços!

Chapada dos Guimarães, um dos lugares mais legais da história

3 comentários:

marcela dantés disse...

digo, volta.

... disse...

'Adaptação sistemática'*...desse jeito qdo vc chegar em Caracas não vai estranhar nem um pouco a comida dos dadas! =-P

*p/ fazer um paralelo com dessensibilização sistemática (técnica que combina o treino de relaxamento com a exposição gradual a estímulos fóbicos).

To zuando...sei que vc curte essas comidinhas....e devem ser gostosas msm! =-)

pedro disse...

as vezes eu queria ser você.